- Portfólio é um conjunto dos melhores trabalhos já realizados por um profissional ou por uma empresa, geralmente reunidos com a intenção de apresentar sua experiência capacidade produtiva.
- Conjunto de trabalhos realizados no período de atuação da profissão e/ou acadêmico.
Qual a finalidade?
Dentre as finalidades mais comuns, estão:
- Pretensão de emprego/estágio, divulgação ou organização dos trabalhos já desenvolvidos.
- O portfólio mostra a sua experiência, capacidade profissional, conhecimentos, criatividade, visão, entre outros aspectos.
Como se faz um portfólio?
Alguns pontos são essenciais:
- Processo de criação: Saber como você chegou até aquela ideia.
- Organização e clareza: Acima de tudo, seu trabalho tem que ser funcional.
- Capacidade produtiva: Seja versátil.
- Originalidade
- Criatividade: Experimente, combine, ouse.
Existe portfólio Online, Impresso e Digital (PDF)
O Portfólio Online fica em destaque. Basta acessar o link e pronto, seus trabalhos são apreciados com fácil acesso. E melhor, você pode manter sempre atualizado. Existem alguns sites para se fazer o portfólio.
Assita ao vídeo abaixo e saiba mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=lXML-rnusk4
Como criar um E-Portfólio Usando o PowerPoint
Conseguir um emprego ou adquirir novos clientes significa que você precisa mostrar suas habilidades e capacidades. Nos velhos tempos, isso significava ficar carregando um volumoso portfólio em todos os lugares que você ia. Hoje você pode deixar tudo isso para trás, criando um e-portfólio com o PowerPoint. Para o máximo em portabilidade, coloque o seu e-portfólio em uma pequena unidade flash que pode ser anexada ao seu chaveiro. É fácil de criar usando o PowerPoint, basta seguir estes passos simples.
Instruções
- 1Selecione o seu melhor trabalho. A
qualidade é muito melhor do que quantidade. Resista ao impulso de mostrar todas as coisas que você já fez. Lembre-se de que o portfólio deve ser visualmente atraente. Grandes quantidades de texto e documentos de texto ficam chato muito rapidamente. Use-os com moderação. - 2Converta suas amostras para os formatos gif, jpg ou png. Se você só tiver cópias impressas, você precisa ter acesso a um scanner a
cores . Se você tiver muitas amostras, é melhor convertê-las para 72 dpi, para que seu arquivo PowerPoint não fique muito grande. - 3Marque sua apresentação PowerPoint. Se você tem uma identidade ou imagem
corporativa , use essas orientações para cores, fontes e logotipos. Se não, crie uma. Os slides não têm que ser exatamente iguais, mas a coerência irá adicionar profissionalismo e fazer o seu trabalho destacar-se ainda mais. - 4Insira amostras e texto. Agrupe até três itens semelhantes por slide. Mais de três ficará confuso. Se um item é extraordinário, mantenha-o em seu próprio slide. Fotos antes e depois fornecem ótimos visuais se apresentadas lado a lado no mesmo slide. Mantenha seu texto simples e direto ao ponto. Empregue o bom gosto em quadros, bordas e imagens com ícones sutis.
- 5Crie animações. Agora que você adicionou todo o seu conteúdo, é hora de voltar e adicionar animações. Você pode animar imagens e texto. Mantenha-os simples e de bom gosto. Você não quer animações competindo com o seu conteúdo. O principal foco do visualizador deve ser sempre o seu conteúdo. Evite repetir o mesmo efeito de animação várias vezes. Por outro lado, não sinta como se você precisasse usar um efeito de animação diferente para cada evento.
- 6Criar transições. As transições de slides permitem ditar como cada slide será passado para o próximo. Novamente, mantenha-os simples e de bom gosto. Você não precisa de transições competindo com suas animações e conteúdo.