sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Objetos de aprendizagem no ensino de física
Objetos-de-aprendizagem-no-ensino-de-fisica medium1
Materiais didáticos digitais de apoio à aprendizagem vêm sendo cada vez mais utilizados em todos os níveis de ensino. Conhecidos genericamente como Objetos de Aprendizagem (OA), eles proliferam em vários repositórios na Internet, que os disponibilizam com a finalidade de facilitar a aprendizagem tanto no ensino a distância quanto em aulas presenciais.
Para lê mais sobre o assunto acessem os links abaixo:
http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/publicacoes/artigos/25-objetos-de-aprendizagem-no-ensino-de-fisica

https://www.if.ufrgs.br/mpef/4eeefis/apresentacoes/nelson_studart.pdf


Existem alguns repositórios, os quais permitem a estudantes e professores o acesso e utilização de diversos objetos de aprendizagem. Podemos citar o NOA e o labvirt. Abaixo encontram-se os links desses repositórios:


Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem- NOA

A intenção desse conjunto de OA - objetos de aprendizagem é introduzir o estudante na estruturação conceitual de cada um dos temas apresentados. Eles tentam aguçar a curiosidade do aluno e instigar a sua intuição,  de modo a facilitar a construção pessoal de significados sobre cada um dos assuntos.
Para as pessoas interessadas na fundamentação teórica que fornece suporte para a construção desses objetos de aprendizagem, está disponibilizado diversos trabalhos sobre o assunto.

LINK DE ACESSO:

http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/index.html



LAB VIRT - LABORATÓRIO VIRTUAL DA USP

O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da Universidade de São Paulo - USP, atualmente coordenado pela Faculdade de Educação. Nele você vai encontrar simulações feitas pela equipe do LabVirt a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos na seção "projetos educacionais" e respostas de especialistas para questões enviadas através do site.
Acesse o LabVirt na área que desejar:


LINK DE ACESSO:

http://www.labvirt.fe.usp.br/indice.asp

segunda-feira, 27 de maio de 2019

ARTIGOS SOBRE O USO DAS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA 



A Utilização das TICs no Ensino de Física para trabalhar conceitos de MRU e MRUV.

Dilvani Veronez, Marciane Lunkes, Fabio Muchenski, Liane Vizzotto


ENSINO DE FÍSICA MEDIADO POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Alessandro Luiz de Lara1 , Letícia Beraldi Mancia2 , Luiza Sabchuk3 , Angela Emilia Almeida Pinto4 , Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
http://www2.unifap.br/rsmatos/files/2013/10/TICs-na-F%C3%ADsica.pdf


As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com o uso de uma simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples.

Francis Jessé Centenaro1 , Inés Prieto Schimidt Sauerwein1 , Ricardo Andreas Sauerwein1 , Dioni Paulo Pastorio1 e Josemar Alves1 1Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Depto. de Física.


O ENSINO DE FÍSICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

 Ilza Tenório Cavalcante Santos, Carloney Alves de Oliveira.


A Utilização das TIC’S no processo de Ensino e Aprendizagem da Física. 
Ruth Brito de Figueiredo Melo  – UEPB 



NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: APRENDENDO A APRENDER COM A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 
Rosa das Neves Pereira - CFP/UFCG Juliano de Sousa Bezerra – CFP/UFCG Gustavo de Alencar Figueiredo – UACEN/CFP/UFCG.



A inserção de tecnologias no ensino de Física.
Larissa Maria Gemino Alves Vieira; Adílio Jorge Marques.https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/17/20/a-insero-de-tecnologias-no-ensino-de-fsica.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA

Não é possível conceber o ensino de Física nos dias de hoje como uma transmissão de leis e fórmulas que, na maioria das vezes não passam de memorizações sem significado para o aluno. O uso de novas metodologias que busquem facilitar e motivar as aulas vem crescendo nas últimas décadas com o advento da informática. Contudo, são métodos que para serem implementados envolvem recursos às vezes não disponibilizados pelas escolas brasileiras.
Estratégias que trabalham com a facilitação da aprendizagem do aluno encerram em si a própria finalidade do ensino. O objetivo do ensino é o aprendizado por parte do aluno e o produto da aprendizagem é ainda a única medida possível para se avaliar o mérito do ensino. Acreditamos que a substituição de aulas “tradicionais” de Física por aulas que utilizem a estratégia de mapas conceituais poderá contribuir como meio facilitador de aprendizagem. 
A estratégia de mapas conceituais busca reproduzir a organização conceitual na estrutura cognitiva do aluno. Um conceito existente nessa estrutura cognitiva, o qual já lhe é significativo, interage com uma nova informação. E nesta interação, o conhecimento existente na estrutura cognitiva se modifica, pela aquisição de novos significados, e alcança a aprendizagem significativa. Essa organização pode ser elaborada concretamente (no papel) por meio da construção de um mapa conceitual.