quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA

Não é possível conceber o ensino de Física nos dias de hoje como uma transmissão de leis e fórmulas que, na maioria das vezes não passam de memorizações sem significado para o aluno. O uso de novas metodologias que busquem facilitar e motivar as aulas vem crescendo nas últimas décadas com o advento da informática. Contudo, são métodos que para serem implementados envolvem recursos às vezes não disponibilizados pelas escolas brasileiras.
Estratégias que trabalham com a facilitação da aprendizagem do aluno encerram em si a própria finalidade do ensino. O objetivo do ensino é o aprendizado por parte do aluno e o produto da aprendizagem é ainda a única medida possível para se avaliar o mérito do ensino. Acreditamos que a substituição de aulas “tradicionais” de Física por aulas que utilizem a estratégia de mapas conceituais poderá contribuir como meio facilitador de aprendizagem. 
A estratégia de mapas conceituais busca reproduzir a organização conceitual na estrutura cognitiva do aluno. Um conceito existente nessa estrutura cognitiva, o qual já lhe é significativo, interage com uma nova informação. E nesta interação, o conhecimento existente na estrutura cognitiva se modifica, pela aquisição de novos significados, e alcança a aprendizagem significativa. Essa organização pode ser elaborada concretamente (no papel) por meio da construção de um mapa conceitual. 

Um comentário:

  1. Pesquisa muito boa. Mapas, seja ele mental ou conceitual, colabora muito no processo de aprendizagem. Já havia tomado ciência disso, mas só agora com a necessidade de mudar um pouco a rotina de estudos que venho percebendo o quão é proveitoso estudar elaborando mapas. Possibilita uma conexão entre os conceitos e uma visão diferenciada sobre os conteúdos que vão além daquela visão que geralmente se tem da Física (resumida em equações).

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